Qualidade e Segurança

Desafio

A Delicifrutas considera a manutenção da qualidade dos produtos comercializados o seu principal desafio.

Os produtos hortofrutícolas, manuseados em natureza, destacam-se pela sua perecibilidade e pela importância que a aparência e frescura têm na sua qualidade final. É ainda importante ter em consideração que muitos produtos deste grupo são frequentemente consumidos crus, pelo que a segurança alimentar tem de ser assegurada com o máximo rigor.

Solução: investimento e melhoria contínua

A solução encontrada é um investimento e melhoria contínua no desenvolvimento da sua actividade, nas mais diversas vertentes que afectam a qualidade do serviço prestado e produtos comercializados. Desta forma pretende-se ir de encontro e até mesmo superar as expectativas dos nossos clientes.

Pretende-se aqui dar a conhecer aos nossos actuais e potenciais clientes algumas das nossas principais preocupações ao nível dos investimento efectuados:

  • Instalações – Melhoria contínua das características das nossas instalações;
  • Capacidade frigorífica – Optimização da capacidade de armazenamento de produtos perecíveis;
  • Formação do pessoal – Valorização do quadro de pessoal, optimização do nível de procedimentos;
  • Frota automóvel – Optimização da cadeia de distribuição

Qualidade dos produtos comercializados

Antes de avançar neste ponto importa referir que a qualidade é um conceito subjectivo e varia consoante o tipo de consumidores. No entanto, podem-se identificar as seguintes características dos frutos como sendo as mais importantes em termos de qualidade:

Exteriores Internos Ocultos
Aparência Odor
Sabor
Textura
Valor nutritivo
Segurança Alimentar

Os procedimentos de manuseamento dos produtos hortofrutícolas tem um forte impacto nos critérios de qualidade acima identificados, como tal, devem ser devidamente planeados, correctamente implementados e alvo de monitorização contínua de modo a não comprometer a segurança alimentar.

Segurança alimentar

De forma a garantir a segurança alimentar dos produtos comercializados a Delicifrutas possui, desde 2004, implementado um sistema de segurança alimentar baseado na metodologia HACCP, tal como previsto no Regulamento (CE) n.º 852/2004, de 29 de Abril, relativo à higiene dos géneros alimentícios.

O Sistema HACCP baseia-se em princípios e conceitos preventivos pretendendo-se, com uma abordagem sistemática, identificar pontos ou etapas onde se podem controlar potenciais perigos que coloquem em causa a segurança dos produtos alimentares e consequentemente controlar o processo de produção através da aplicação de medidas que permitam assegurar a sua inocuidade.

O HACCP implementado na Delicifrutas assenta sobre um conjunto de pré-requisitos previamente implementados, dos quais se destacam, o processo de avaliação de fornecedores, implementação de um manual de boas práticas, plano de limpeza, formação do pessoal e sistema de rastreabilidade.

Marcela Vaquinhas
Eng. Alimentar