Benefícios da fruta

Manga

Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia (sendo de igual modo) benéfica para as mulheres grávidas. As altas concentrações de potássio e magnésio são preciosos auxiliares para problemas de cãibras, stress, problemas cardíacos bem como excesso de acidez gástrica. Devido ao elevado conteúdo de fibra, a manga é conhecida por ser benéfica para uma correcta digestão.

As mangas são fonte de Vitamina A e C. Possuindo mais betacaroteno do que a maioria das frutas. Também são ricas em fibras, cálcio, ferro e potássio. Não contendo gorduras.

A fruta, apesar de conter açúcar, ajuda a emagrecer por diminuir a absorção de amido e dar sensação de estômago cheio.
Para além de todos esses benefícios, a manga diminui a glicémia e o colesterol no sangue. Parte desse efeito ocorre porque as fibras da fruta actuam como uma esponja, carregando para as fezes parte das gorduras e açúcares ingeridos. A sua polpa inibe a digestão do amido, o que contribui para reduzir a absorção de açúcares.

A presença de lectinas, uma mistura de proteína com açúcares promove uma neutralização bactérias patogénica (que causam doenças) e protozoários, como yersinia, brucela, salmonela, echerichia coli e amiba, responsáveis por episódios de diarreia.

A manga possui um complexo antioxidante, que protege a pele contra as agressões solares; o fígado contra toxinas e o cérebro contra os radicais livres (moléculas altamente reactivas). Essas substâncias são responsáveis pelas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, bloqueadoras do vírus do herpes e dilatadora dos brônquios. Porém, ainda não foram definidos de que forma essas partes devem ser utilizadas

Energia (kcal) Proteína (g/100gr) Lípidos(g/100gr) Hidratos de Carbono(g/100gr)
52 0,5 0,3 11,7