Benefícios da fruta

Maçã

A maçã é uma excelente fruta para a promoção e manutenção da nossa saúde, pela sua riqueza em vitaminas, sais minerais, fibras, água e fitonutrientes, bem como pela sua escassez em gordura saturada, colesterol, sódio e calorias.

Frutos ricos em fibras promovem a saciedade, devido à espécie de gel que formam no estômago, evitando que se coma em demasiada, ajudando desta forma na manutenção de um peso saudável. Grande parte da fibra e muitos dos fitonutrientes encontram-se na casca da maçã.

As maçãs podem ser qualificadas, tal acontece quando a sua produção cumpre normas de segurança alimentar, desta forma podem e devem ser comidas com casca. Coma maçãs! Nenhuma dentada é demais!

“ONE APPLE A DAY KEEPS THE DOCTOR AWAY”

O consumo regular de maçã é excelente para manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã liberta o sódio excedente, eliminando-se assim o excesso de água retida no corpo.

Também apresenta propriedades medicinais, e produz efeitos benéficos sobre o coração, tanto pelo elevado teor de potássio, quanto pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, prevenindo a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo, consequentemente, o trabalho cardíaco e prolongando a vida útil do coração.

Pode ser usada como uma espécie de laxante, pois auxilia na eliminação das fezes. Actuando da seguinte maneira: durante a digestão, absorve a água, e, durante a eliminação, libertando esta água que ficou armazenada, não deixando que as fezes sequem e causem problemas posteriores, como a prisão de ventre. A maçã contém as seguintes vitaminas: B1, B2 e Niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.

Fermentada, é utilizada na elaboração de bebidas alcoólicas como a sidra asturiana, o Calvados francês e a sagardua basca.

É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestinos, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, doenças dermatológicas e do sistema nervoso. A sua casca seca pode ser utilizada como chá para purificar o sangue e como diurético. Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.

Energia (kcal) Proteína (g/100gr) Lípidos(g/100gr) Hidratos de Carbono(g/100gr)
57 0,2 0,5 13,4