Benefícios da fruta

Laranja

Muito próxima do limão na sua composição e nas suas propriedades, a laranja é muitas vezes melhor tolerada por ser mais doce. Ela tem um poder tónico e calorífico mais elevado sendo a sua acção depurativa é menos agressiva. Fonte natural de vitamina C, é muitas vezes prescrita para as crianças é preciso todavia não cair em excesso: As advertências que foram feitas a propósito do limão aplicam-se igualmente para as laranjas.

Para o seu consumo lembramos um provérbio Árabe que nos dá um precioso e prático conselho: “ A laranja comida de manhã é ouro, ao meio-dia prata e à noite mata”. Este ditado da sabedoria popular apenas vem confirmar uma prescrição médica bem conhecida: Tomar a vitamina C ao começo do dia.

A laranja inteira come-se mais facilmente que o limão: A celulose que ela contém contribui para reforçar a sua acção laxativa suave.

Segundo certos autores, o sumo de laranja aplicado sobre o rosto em tratamento de beleza teria uma acção preventiva no aparecimento de rugas. É necessário mencionar igualmente a velha receita americana na luta contra as traças: Pegue numa laranja e coloque dentro cravos-da-índia até que a pele da laranja não seja mais visível. Coloque esta laranja no armário que pretende proteger das traças.

Energia (kcal) Proteína (g/100gr) Lípidos(g/100gr) Hidratos de Carbono(g/100gr)
42 1,1 0,2 8,9