Benefícios da fruta

Kiwi

O facto do kiwi ser uma baga confere-lhe propriedades nutritivas superiores, quando comparado com outros frutos. Estas propriedades nutritivas provêm das sementes que constituem o kiwi e que são naturalmente ingeridas com a polpa.
Por outro lado, como não é necessário cozinha-lo para ser consumido, podem-se aproveitar integralmente todos os nutrientes. O kiwi tem pelo menos 8 nutrientes benéficos para a saúde!

Pesquisa realizada nos Estados Unidos pela FDA (Food and Dry Administration - US) comprovaram que o kiwi é uma óptima fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, possuindo alguns vestígios de gordura e nenhum teor de colesterol. Tem efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, anti-cancerígenos e laxativos.

A perfeita combinação das vitaminas A e E pode diminuir o risco de doenças cancerígenas, artério-coronarianas e fortalecendo o sistema imunológico. A vitamina B6, A e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém, porém têm um importante contributo a nível da epiderme, mais concretamente na atenuação de rugas de expressão.

Alguns dos elementos minerais que o compõe, o cálcio, magnésio, ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial, que aumentando as defesas do organismo contribuem para a prevenção das gripes e constipações, além das quantidades consideráveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

Por causa da clorofila, é uma das poucas frutas de coloração verde quando madura e o fruto mais rico em vitamina C, sendo a sua concentração três vezes superiores a de uma laranja.

Na gravidez, em fase de crescimento e em situações de cicatrização, o ácido fólico tem um papel fundamental. O ácido fólico degrada-se com a cozedura, mas como o kiwi é ingerido em fresco, torna-se uma das únicas fontes deste nutriente.

Energia (kcal) Proteína (g/100gr) Lípidos(g/100gr) Hidratos de Carbono(g/100gr)
53 1,1 0,5 10,9