Benefícios da fruta

Groselha

A groselha é um fruto que não nasce espontaneamente na bacia do Mediterrâneo, sendo mais adaptável ao clima temperado apesar deste ser um pouco frio da Europa do Norte. É um fruto silvestre de reduzidas dimensões que se distingue em duas espécies: as negras, que são aromáticas e as vermelhas que são ácidas.

Esta baga da groselheira, de polpa entre o vermelho escuro e o roxo usada na alimentação, geralmente como fruta e ácida cujas propriedades mais pertinentes aproximam-se bastante das do limão. Rica em vitaminas C, B2, B6 e E , possui bastante quantidade de ferro, cálcio, enxofre, cloro, magnésio e sódio.

A groselha é tónica, desobstrutiva, laxativa, diurética e depurativa, agindo como um excelente desintoxicador hepático, purificando o sangue e combatendo deficiências de vitamina C. Indicada principalmente para os diabéticos, mantém a elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos ajudando a prevenir constipações e infecções intestinais.

O seu sumo, diurético, também pode ser usado contra afecções intestinais e da pele e como fortalecedor das gengivas. Na sua preparação, devem lavar-se as groselhas, separá-las dos cachos e consumi-las cruas, de preferência. Devido ao seu tamanho, normalmente, a groselha não é consumida ao natural, mas sim em doçarias e xaropes.

Segundo o Dr. Losch, teria a propriedade de fortificar as gengivas.