Benefícios da fruta

Carambola

A fruta possui um formato semelhante ao de uma estrela, sendo por isso também conhecida como star fruit. A sua cor varia do verde ao amarelo, dependendo do seu grau de maturação.

A carambola possui cinco gomos e uma polpa de consistência rígida dispondo de uma casca fina, sabor agridoce, gosto agradável e é um fruto sumarento, que mata a sede e é estimulador do apetite, sendo por isso o seu consumo muito apreciado. De origem asiática, tem como principais nutrientes cálcio, ferro, potássio e vitaminas A, C, B1 e B2. É usada no tratamento de eczema e diarreia.

Carambola é considerada uma fruta antipirética (que serve para combater a febre), antiescorbútica (que serve para curar a doença escorbuto - carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e, devido a grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite, sendo ainda usada pela medicina popular no tratamento de afecções renais.

A sua casca, por possuir alto teor de tanino, cujo poder adstringente pode prender o intestino, é utilizada como antidesintérico. Pode ser consumida ao natural ou no preparo de geleias, caldas, sumos e compotas. Cortada em fatias e deixada no fogo brando com açúcar, fica quase da mesma consistência e sabor do doce de ameixa-preta. Na Índia e na China são bastante consumidas como sobremesa, assim como as flores e os frutos verdes, que são utilizados nas saladas

Energia (kcal) Proteína (g/100gr) Lípidos(g/100gr) Hidratos de Carbono(g/100gr)
35 0,5 0,3 7,1