Benefícios da fruta

Banana

É uma fruta tropical de cor verde, quando imatura, chegando a uma cor amarela ou vermelha, quando madura. O seu formato é alongado, podendo contudo variar muito na sua forma consoante as variedades e cultivares. O mesmo acontece com a polpa que pode ser mole ou dura, doce ou acre. A banana é um fruto partenocárpico, tal como o abacaxi, pois pode formar-se sem fecundação prévia. É por isso que não possui sementes. Depois de cortadas escurecem facilmente devido à oxidação em contacto com o ar.

Conhecida como um dos mais completos alimentos, a banana constitui uma inesgotável fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, niacina, vitaminas A, B1, B2 e C.

É nacionalmente conhecida como calmante intestinal, por estimular o apetite e as funções digestivas, graças a uma substância oleosa presente em sua composição, de efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e recto, sendo aplicada em casos de diarreia aguda ou crónica.

É composto por vitaminas A, B1, B2, C, D, E e H, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, iodo, enxofre, manganês, carbonatos, e vitaminas. É uma das preferidas dos bebés, pela sua consistência pastosa.

Combate a diarreia, calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite, combate a anemia.

Energia (kcal) Proteína (g/100gr) Lípidos(g/100gr) Hidratos de Carbono(g/100gr)
95 1,6 0,4 21,8