Benefícios da fruta

Abacaxi

O abacaxi é rico em diversos nutrientes designadamente vitamina C, B1 e A. É um óptimo alimento para o verão, pois é composto por 86% de água, ajudando na hidratação do organismo, essencial nessa época do ano. A parte comestível é a polpa, suculenta e com grande quantidade de água e fibras. Ao lado das qualidades organolépticas, que o distinguem universalmente, há o seu alto valor dietético, somente comparável ao das melhores frutas tropicais.

O abacaxi contém, principalmente, potássio, além de magnésio e cálcio. As vitaminas encontram-se presentes em grande variedade. Considera-se o sumo de abacaxi uma fonte de vitaminas: A, vitamina B1 e uma fonte considerável de vitamina C, não contendo, porém vitamina D.

A vitamina A, é benéfica à pele e aos olhos e por sua vez a vitamina C favorece a boa dentição e facilita a circulação sanguínea.
Facilitando a digestão, em virtude de conter a bromelina, uma mistura de enzimas proclíticas (que clivam proteínas), que em meio ácido ou alcalino ou neutro transforma as matérias albuminóides em peptonas (fragmentos resultantes da destruição enzimática da proteína) é considerada uma óptima sobremesa. Além disso, contém celulose, uma substância indispensável para o bom funcionamento intestinal. Também é bastante rico em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Mas o abacaxi tem diversas outras aplicações na medicina caseira, sendo utilizado no tratamento da bronquite e da difteria.
É também usado como diurético, combate a prisão de ventre, desintoxica o fígado, combatendo também inflamações do tubo digestivo. É muito útil em caso de cálculos renais e vesicais.
É bom contra patologias da bexiga, da próstata e da uretra. É bom remédio contra reumatismo e artritismo e é depurativo do sangue.

Energia (kcal) Proteína (g/100gr) Lípidos(g/100gr) Hidratos de Carbono(g/100gr)
44 0,5 0,2 9,5