Benefícios da fruta

Abacate

O abacate é um fruto tropical muito nutritivo, rico em calorias provenientes sobretudo da gordura que contém. Grande parte desta é monoinsaturada, ou seja, ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue. É ainda um alimento rico em vitamina E, B6 e em potássio.

É um fruto, mas também é habitual ser referido como um legume, uma vez que é muito utilizado em pratos salgados. Apresenta uma textura macia e um sabor suave, podendo igualmente ser utilizado para fazer molhos ou sopas frias; cortado em fatias ou cubos e adicionado em saladas; pode também ser cortado ao meio, no sentido longitudinal, e servido com casca, como sobremesa.

O abacate, ou pêra abacate como também é designado, é um fruto muito calórico (100 g de abacate fornecem cerca de 190 calorias), que apresenta também uma enorme riqueza em nutrientes, o que o distingue de alimentos que possuem apenas calorias vazias (calorias provenientes sobretudo de um nutriente, o açúcar ou a gordura, e sem vitaminas nem minerais).

O seu elevado teor calórico provém principalmente das gorduras que são, em grande parte monoinsaturadas (12%) e algumas polinsaturadas (2%). O seu conteúdo em gordura monoinsaturada (principalmente ácido oleico, como o azeite) e vitamina E, torna-o num alimento com poderosa acção antioxidante. Esta propriedade contribui na acção anticancerígena e prevenção de doenças cardiovasculares.

A vitamina E tem capacidade de diminuir as LDL (vulgarmente designadas de “mau colesterol”), impedindo a sua oxidação pelos radicais livres de oxigénio. Desta forma reduz-se os riscos de problemas cardiovasculares

A polpa e a gordura do abacate são também empregues em cuidados de beleza, no tratamento da pele, fama que advém da sua riqueza em vitaminas E e A. Pensa-se que alguns dos seus componentes químicos estimulam a produção de colagénio, que ajuda a suavizar as rugas, conferindo à pele um aspecto fresco e saudável.

As propriedades do abacate é excelente para a pele, quer ele sejam esmagadas e usado como máscara facial, quer seja comido.

Energia (kcal) Proteína (g/100gr) Lípidos(g/100gr) Hidratos de Carbono(g/100gr)
108 1,1 10,5 2,3